segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pão de alheira


Ou pão de milho, alheira e queijo, se me apetecer ser mais precisa, coisa que nem sempre me apetece!


Já tinha feito e repeti. Servido quente, como foi, é ainda melhor.

Usei farinha de milho, preparada já com fermento, de modo que bastou colocar a amassar na máquina com água e 2 colheres de sopa de óleo. Findo o tempo, retirei para uma assadeira untada com óleo (conforme vi um padeiro aconselhar no Masterchef australiano, para a massa não colar), estiquei, recheei com fatias de queijo e o conteúdo de uma alheira vegetariana, enrolei e deixei levedar na assadeira coberta com película aderente. Depois de umas 2 horas a levedar, polvilha-se com sementes de sésamo, diz que faz bem, pois nesse caso carrrrrega-se com sementes de sésamo, e coze-se o pão no forno a 200 ºC durante cerca de 40 minutos. Bem arrefecido, fatia-se e serve-se com queijo derretido e azeite com alho.

Entristece-me não levedar também este post, mas ando mesmo com falta de tempo :(

M.,

a panificar desde 2009

25 comentários:

  1. Gostei da receita, Madalena.
    Esclareça-me só um pormenor: na parte final, o azeite e o alho são aquecidos?

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Amiga voltei! Depois de vários dias ausente, estou aqui vistando o seu cantinho, e encontro esse pão maravilhoso! Sou apaixonada por pão de milho e está receita está de da água na boca. Madalena tenha uma semana de muita Graça e alegria no coração. Boa noite
    Beijinho no coração.

    ResponderEliminar
  3. Ó mulher, isso nem se mostra... bolas que fome me deu a esta hora da manhã :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  4. MADALENA QUERIDA,
    O TEU PÃO FICOU BELÍSSIMO, SUAS RECEITAS SÃO MARAVILHOSAS!
    BEIJÃO E ÓTIMO FERIADO!

    ResponderEliminar
  5. ¡Por favor! Este pan si qeu es para comenzar a comer y no parar hasta terminarlo...

    Un besote, mi solete.

    Zulima (Vamosalculete)

    ResponderEliminar
  6. Madalena, um pãozinho perfeito da tua panificadora! Isto acordar e levar com um belo pão destes é de por logo uma pessoa a salivar e ir a correr para a cozinha! Acho que vou fazer um pão :) Só não tenho alheira, senão saía já este, que está fabuloso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Ma che idea originale Cara..complimenti mi piace un sacco!!:-)
    Un bacione grande e felice 1° novembre
    Daiana

    ResponderEliminar
  8. Olá Mada...

    Que coisa de louco esse pão...nossa deve ficar muito bom!!!!
    Adorei essa receita, espero que estejas bem!!!

    Feliz Tarde!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  9. Excelente ideia amiga, adorei este pão, pena jà não ter alheiras da minha sogra para realizar esta delicia amiga.

    Parabens como sempre a supreenders-me.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Minha querida Madalena que maravilha de pão, adorei a sugestão e o teu pão ficou fantástico, eu já comia uma fatia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Muito bom. Hoje depois de uma festinha de anos bem docinha vai um sóbrio arroz de pato.

    ;-)

    ResponderEliminar
  12. Já sei quem lhe vai fazer uma festa a esse pãozinho hehehe EU, pois claro hihihi. Adorei esta tua sugestão amiga

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  13. Bem, não podia ter melhor aspecto! E apetitoso!

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Olá Madalena,
    AMEI esta sugestão,gosto muito de tudo que leva farinha de milho e milho......então anotei tudo direitinho vou usar minha máquina para tentar fazer esta receita(qualquer duvida eu corro para te perguntar!!!!)
    Um beijão amiga!!!!!
    Carla

    ResponderEliminar
  15. Esta coisa deve ser tão boa amiga, malditas actualizações nunca mais voltam ao normal,depois perco estas coisas boas...ka nervosssssssss...bjokitass

    ResponderEliminar
  16. hummmmm isto deve ser tãooooo boooommmmmmm! O colesterol é que não deve achar muita piada! :)
    Mas já estpu de água na boca. Acho que vou fazer um lanchinho. :)
    uma beijoka doce e muito obrigada pela visitinha! Volta sempre, amiga!

    ResponderEliminar
  17. Gosto imenso de pães recheados, o que mostras é uma óptima sugestão!

    ResponderEliminar
  18. Adorei a receita! Fiquei até com água na boca!

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Ena, ena! Isto deve ser tão bom! E este tempo anda mesmo a pedi-las... um pãozão cheio de calorias (é que eu sou uma mulher de muito alimento...) - até rimo.
    Olha fiz a tua pescada gratinada com batatas e ovos no dia em que comentei esse post e ficou uma delícia! Todos adoramos!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  20. Olá Minha querida Mariana,
    Venho olhar o teu cantinho, e deparei-me com este pãozinho delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. BOOOMMMMMM!Já tenho receita para fazer para o lanche de Domingo. Vai ser uma bela petisqueira
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. BELO PÃO E COM ALHEIRA DEVE SER UMA DELICIA.
    RECEITA ANOTADA.
    BJS

    ResponderEliminar
  23. Não tinha visto este teu pão... de alheira?? opah gosto tanto!! :p

    Olha se quiseres participar no sorteio passa lá no blogue e deixa o teu email. Ou então manda-mo para cozinhadasarinha@gmail.com...

    Se não quiseres participar não deixes. lololol

    ResponderEliminar
  24. Receita especial - amo!!!

    ResponderEliminar