terça-feira, 15 de novembro de 2011

Tarte de maçã com creme de tofu



Estou na cozinha e, a raspar a orelha, um flash da cozinha dos meus pais, da minha mãe, os meus móveis já a parecerem mais gastos e desirmanados.
Finada a sensação, uma tarte bem presente, como a gatita que me vem cumprimentar agora à secretária, cheia de vida!
A tarte – e lembrar-me agora de que foi feita? – feita, já me recordo, com 3 ovos, 1 chávena de maisena (estarei a inventar, porque não me lembro?), 2 taças de creme de tofu (julgo que substituto de creme de queijo), 1 chávena de açúcar, um nico de raspa bem fina de limão e 1 bom esguicho (pode um esguicho ser bom?) de mel. Muita maçã fatiada por cima, daquela ostracizada na fruteira, que ninguém quer, ninguém quer, mas vão ter de levar com ela!

Forno numa forma forrada com massa folhada, com as maçãs polvilhadas com açúcar baunilhado, até vos parecer sólida. Faz-se-lhe uma espera à saída do forno e polvilha-se, ainda, com açúcar em pó.

31 comentários:

  1. Olá,M.

    A tarte está apetitosa...creme de tofu,huumm, não conheço...mas tenho das tais maçãs. :)

    Beijos

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Olá Ma,

    Deve ter um bom sabor...e a aparência ótima...

    Feliz Semana!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  3. Linda tarte amiga agora esse creme me deixou curiosa !!!!

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. O tofu é um substituto perfeito do queijo, sem gordura e com alto conteúdo de proteínas! Vou fazer esta! Não leva muito açucar!

    ResponderEliminar
  5. M. venha daí uma fatia dessa tarte s.f.f, que deve estar fantástica.
    Beijinho e bom dia:)

    ResponderEliminar
  6. A tarte está bem apetitosa, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  7. EU SÓ TROCARIA ESSE TOFU POR UM BOM QUEIJINHO MINEIRO!!!RSRS
    SUA TARTE ESTÁ BEM BONITA E DEVE TER UM AROMA TODO ESPECIAL!
    BEIJO

    ResponderEliminar
  8. Olá Madalena,
    Ficou bem gulosa! De tofu nunca provei, mas achei uma ideia bem original e apetitosa!
    Um esguicho pode ser uma coisa boa sim, de mel é uma coisa boa e docinha ;))
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Deve ser bem boa... :)
    Gostei imenso.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. OLÁ MADALENA!
    FICOU COM UM ÓTIMO ASPECTO E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS,BOA DEMAIS!!

    BEIJOS.........

    ResponderEliminar
  11. Que linda Madalena e como devia estar delicosa, obrigada pela sugestão

    beijinhos e tem um excelente dia mesmo que com Chuvinha!

    ResponderEliminar
  12. Muito me ri com o teu post Madalena! O bom do esguicho, (ou será jeitoso?), a maçã ostracizada e que vão ter de levar com ela e mais nada! E depois ainda fazes uma espera à tarte :) Eu é que já lhe fazia uma espera!!! Nunca usei creme de tofu...fiquei curiosa. Olha, e não me importo nada de um dia qualquer te enviar uma fornada daqueles brownies minha querida, só preciso da morada de sua pessoa :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. wuau mas que tarte mais gostosa e bonita gostei beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que original, com creme de tofu! Parece deliciosa! Também tenho que dizer que adorei os últimos bolos que postou! Aquele de amêndoa com chocolate é de dar água na boca! Há lá nada melhor que encontrar pedacinhos de chocolate quando trincamos uma fatia de bolo!

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Nunca provei tofu...mas qualquer dia vai...

    A tarde tem óptimo aspecto. Nunca me canso de cá vir comer com os olhos...

    ResponderEliminar
  16. Olá Madalena,
    Nunca tinha visto esta combinação,deve ficar saborosa,sabe que nunca consegui fazer uma receita com tofu,pois a primeira vez que experimentei o tofu não consegui comer,deve ser por ter comido sozinho sem estar assim em uma receita.Ele muda muito o sabor da comida ou não(estou sem ponto de interrogação!!!)
    Beijos amei a receita do bolo anterior.
    Carla

    ResponderEliminar
  17. Que diferente! Tenho que tentar isso um dia hsauahsuas
    Adorei aqui a já estou seguindo
    Se tiver um tempinho, dá uma passadinha lá no meu cantinho ^^
    Beeijos

    criatividadenasunhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Nunca usei creme de tofu. Pelo aspecto, ficou uma maravilha!

    ResponderEliminar
  19. nhum nhum, tem um aspecto fantastico:)

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  20. Que delicia! Madalena a sua torta esta com ótimo aspecto!
    Querida tenha uma noite abençoada.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Nossa, essa torta deve ter ficado deliciosa! Está linda, parabéns!

    Que tal um café? Gostou da idéia? Passe no Blog Delírios Gourmet e saiba sobre a nova Safra Especial 2011 do Café Pilão! Especialíssimo! Acesse: http://deliriosgourmet.blogspot.com/

    Um bj!
    Grazy*

    ResponderEliminar
  22. Madalena,
    Nunca fiz com creme de tofu... Mas pelo aspecto deve ser uma delicia : ) Finalmente ja consigo comentar de novo atraves do meu blog.

    PS. Adoro o nome Madalena sempre que venho aqui faz-me lembrar da musica do Martinho da Vila : ) Ao tempo que estava para te dizer isso. Não ligues deve ser da febre e dos antibióticos.

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  23. Ai, ai.....que já me estou a ver de volta do forno...


    Bj e obrigada pelas viitas.
    BShell

    ResponderEliminar
  24. Minha querida

    Passando para reler a receita e para desejar um bom fim de semana.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  25. Gosto muito de tarte de maça e essa tem muito bom aspecto!
    Beijinhos
    http://melminho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde.

    Parece uma delícia!!

    Tenha um lindo domingo de paz.

    Beijos.

    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderEliminar
  27. Hummm...Gostei...

    Um beijo da Nita.
    De boa manhã!

    ResponderEliminar
  28. parece muito bom!!!
    bjinhos e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  29. aiiiiiiiiii amo tarte de maça...aiiiiiiiiiiii...
    k belo aspecto Madafi *** aiiiiiiiiiii **********

    ResponderEliminar