quinta-feira, 5 de junho de 2014

Bife de atum com batata a murro




Que bruta a batata a murro, en effet!


Vi este post no blogue da Dinha e fiquei a cismar nas batatas, que boas!

Fiz assim: bem lavadinhas, pu-las a cozer com casca em água temperada com sal, pimenta e um dente gordo de alho. Cozeram durante uns 20 minutos, escorri-as, não lhes dei um murro, mas comprimi-as com um garfo e coloquei-as às voltas na Actifry durante 5 minutos, com alho picado e um bom fio de azeite (na falta de Actifry, as batatas, devidamente esmurradas, podem ser salteadas em azeite e alho num wok ou terminadas no forno). Enquanto as batatas atordoam, trata-se dos bifes de atum, cozinhando-os em azeite, depois de temperados com sal, pimenta e alho. Aí está!

Perguntam-me muitas vezes onde me abasteço de bifes de atum: congelados, é na Makro; frescos, é no supermercado do El Corte Inglês. Estes eram frescos, e são, de facto, mais tenros!


31 comentários:

  1. Adoro peixe :) e esse é dos peixes que gosto mais!

    ResponderEliminar
  2. E ficou uma excelente refeição eu adoro batata a murro
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta receita, para variar um pouco ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei!!!
    Comia já...agora!
    Tou cheia de fome! ahahaha

    ResponderEliminar
  5. Uma refeição simples e saudàvel com um aspecto mt tentador, gostei mt.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. confesso que adoro este prato, uma autêntica delicia. deixas sempre receitas e sugestões fantásticas, adoro o teu blogue :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto!! Ainda não tive coragem de voltar a comprar bifes de atum!

    ResponderEliminar
  8. Huumm...

    As batatinhas são mesmo de fazer crescer água na boca.
    Gosto muito de atum fresco. Também de cebolada são muito bons.
    Era como a minha mãe os fazia.

    Acho que amanhã alguém, ou seja, a minha irmã, me vai trazer atum da terra.
    Acredita nisto? Normalmente, traz-se da terra batatas, couves...:))
    Mas é verdade, e vou fazê-lo tal e qual como está nesta receita.

    Obrigada.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. O que eu adoro bifes de atum fresco! :)
    E dar murros a batatas também hehe.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Madalena,
    eu adoraria comer bifes de atum fresco, por aqui é difícil demais.
    Essas batatas são demais, pratinho tentador!

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. oi Madalena,que deliciosa sugestão.adoro peixe bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  12. Oi, Madalena!
    Essa batata já virou um meme e eu faço delas sempre, amo! O atum é um peixe que não é fácil de achar onde moro, aqui temos mais peixes que vivem no raso. Talvez porque o mar seja muito frio, recebemos correntes marítimas da Antártida. Mas essa batata vai com tudo!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  13. Que bom aspeto!
    Bom Fim-de-semana

    http://receitasdaselene.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Aww I love this one, makes me even more hungry now! Great blog! :)
    Anyways, would you like to follow each other via GFC?
    Follow me and then i’ll follow you back instantly.

    http://tasiawijayanti.blogspot.com/
    xx

    ResponderEliminar
  15. Para min duas batatinhas dessas!!! Nha,m ngammmmm

    ResponderEliminar
  16. I'm so hungry now!!! This plate is awesome!
    I follow you on GFC, hope you would follow back!
    www.blackstarstyle.com

    ResponderEliminar
  17. Quero informar as minhas gentis comentadoras e simpáticos comentadores que, contra o que me é habitual, irei responder a todos os comentários aqui neste espaço, a partir do post anterior.

    Peço por isso o favor, a quem me comentou lá, o favor de ir ver a minha resposta/agradecimento. A primeira a quem responderei será a Maria, do blog A PRÓXIMA CURVA.

    Obs. Veja o meu último post, do dia 05/06.
    Um beijo do Miguel

    ResponderEliminar
  18. Adoro atum fresco madalena, por isso, esta sugestão, é mais que ao meu paladar!
    Um grande beijinho e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  19. uma refeiçao de 5* adoro os dois estao com um aspecto tao bom que da fome humm adorei beijinhos um feliz fim de semana

    ResponderEliminar

  20. Obrigada pela dica, M. :)

    Bom domingo.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  21. Oi amiga, realmente a gente fica com pena de esmurrar as batatinhas né? kkkkk
    Obrigada pelo carinho...
    As batatas com esse atum, hummmm!
    Já sei que fez muito sucesso por aí.

    Bjssssss e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  22. I carry always a wok ago. :)
    Apetecível, como tudo o que por aqui é sugerido.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  23. Adoro, adoro, adoro batatas a murro. Faço-as de forma diferente (semi cozidas vão ao forno e depois levam o murro da praxe) e acompanho com azeitinho biológico, aquecido com alho. São tão boas que dispenso acompanhamento...
    Beijinho, bom feriado
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar
  24. Lindona,

    Acho que nunca comi bifes de atum frescos ! Acho !
    Porque como sou altamente despistada (o marido chama-me carinhosamente de "Tarântula") vai na volta já comi e não me "alembro" ! :) :) :)
    E que apetitosos esses estão, com essas batatinhas da Dinha... hummm... já me servia ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Hunnn que delícia! Obrigada por compartilhar.
    Aguardo vc la entre meus poemas.
    Feliz dia!
    CatiahoAlc./ReflexodAlma

    ResponderEliminar
  26. Minha querida
    A batata a murro pode ser bruta,mas está com um óptimo aspecto!
    Nunca tinha pensado acompanhar estes bifes com a batata cozinhada desta forma! Obrigada pela sugestão.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar